terça-feira, 29 de abril de 2014

Corrupção domiciliar

Só os efeitos

Cada dia que passa o Brasil fica mais espantado com o número crescente de casos de corrupção que brotam nos jornais.

É a "nova" PF

Ontem assistindo ao ótimo programa Roda Viva que entrevistava o pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Alexandre Padilha, ele por diversas vezes disse que esses absurdos são o efeito de uma nova Polícia Federal, que vive um momento de excelência e que não é impedida de investigar, sob o governo do PT, insinuando que outrora, sob as hostes do PSDB, a coisa era diferente.

Não é bem assim

Muitas greves na PF, descontentamento com nomeações políticas, somadas ao livro de Tuma Jr., até hoje não contestado judicialmente por nenhum membro do governo, aponta ao completo aparelhamento dessa instituição, contradizendo o ex-ministro.

De jeitinho

O jeitinho brasileiro sempre foi comemorado em verso e prosa e alguns casos são até emblemáticos, tais como o passo à frente de Nilton Santos na Copa de 62, enganando o árbitro, trocando um pênalti por uma falta, muito menos perigosa e decisiva.

Um peso de duas medidas

A mão-santa de Maradona na Copa de 86 foi sacanagem, mas o gol de cabeça de Sócrates que não existiu na estréia dessa mesma Copa contra a Espanha vale?

A corrupção

O que era jeitinho virou obrigação, isto é, corrupção! Os filhos são educados para serem malandros, espertos e trapaceiros. Mães depositam seus filhos nas escolas para que essa ensine matemática, português e, se der, ética e cidadania.

Amor à humanidade

Cada vez mais temos um povo que ama a humanidade e mata o próprio filho, que ama a natureza e pisa na grama do jardim e assim estamos caminhando para um país sem presente que vive sonhando com um futuro que jamais virá.

Por Marcelo Di Giuseppe

sábado, 26 de abril de 2014

Violência na Baixada Santista

Comparativo

Saiu os dados do 1º trimestre de 2.014 da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e assim podemos realizar comparações com os dados do mesmo período de 2.013.

Crimes

Os dados são divididos por crimes cometidos e são eles: Homicídio doloso, Latrocínio, Estupro, Roubo, Roubo de veículos, Furto e Furto de veículos.

Homicídios

Houve queda de 14,2% dos homicídios da região, caindo de 56 para 48. As cidades que tiveram queda foram: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Santos e São Vicente. Apenas Praia Grande teve aumento nesses dados, de 8 para 9 homicídios. Bertioga e Mongaguá mantiveram o mesmo número de homicídios.

Latrocínios

Houve aumento de 40% dos casos de latrocínio na região passando de 5 para 7 casos. Apenas a cidade do Guarujá obteve redução nesse índice. Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande mantiveram o mesmo número de latrocínios de 2.013. Bertioga, Santos e São Vicente tiveram alta nesse tipo de crime.

Estupros 

Os estupros caíram 46,3% no mesmo período na RMBS, passando de 151 para 81. Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente derrubaram esse índice na região. Porém, Bertioga e Peruíbe sofreram acréscimos.

Roubo

Os roubos tiveram aumento em 45,2% na região passando de 4.259 para 6.185. Das 9 cidades, a única que teve queda em seu índice foi Mongaguá.

Roubo de Veículos

O tipo de crime que mais cresceu no comparativo foi o roubo a veículos, 53,7%, passando de 647 para 995. A única cidade que conseguiu reduzir seu índice foi a cidade de Guarujá.

Furtos

Apesar de ser a modalidade de crime mais frequente na região, os furtos também cresceram mais em uma proporção muito baixa, 0,07%, passando de 8.366 para 8.372. Mongaguá, Santos e São Vicente foram as cidades que reduziram seus índices.

Furtos de Veículos

Essa modalidade também cresceu, 14,8%, passando de 1.004 para 1.153. Apenas Mongaguá e São Vicente conseguiram reduzir os seus índices na RMBS.

Totalização

Na totalização de todas as modalidades de crimes, temos como resultado o aumento de 16,2% de casos, passando de 14.488 para 16.841 crimes.

Boa notícia

Na soma dos dados de crimes contra as pessoas - Homicídios, Latrocínios e Estupros - tiveram redução de 35,8%, passando de 212 para 136.

Má notícia

A má notícia, porém, ficou a cargo dos crimes contra o patrimônio - Roubo, Roubo de veículos, Furto e Furto de veículos - que tiveram alta de 17,01%, passando de 14.276 para 16.705.

Mais policiamento

Nas pesquisas realizadas pelo IBESPE nas cidades na RMBS houve sempre a mesma queixa quando a questão da segurança é discutida: falta policiamento. Será mesmo só isso?

Guarda-Municipal

O Congresso dá um passo importante para piorar ainda mais a situação financeira dos municípios brasileiros. Ao aprovar um projeto de lei que permite as cidades equiparem suas Guarda Municipais para a luta contra o crimes, está jogando no colo dos gestores um problema que essencialmente do Governo do Estado e da União.

Municipalizando problemas

Os prefeitos já apanham muito pelas áreas que possuem algum tipo de gestão e agora apanharão por uma área que até então não era de sua obrigação, afinal, a população sabendo que o prefeito de sua cidade tem poder de melhorar a segurança de sua cidade, irá com tudo fazer suas reivindicações.

Por Marcelo Di Giuseppe

terça-feira, 22 de abril de 2014

Descobrimento do Brasil

País sem memória

Isso é normal ou será que estou ficando fora de moda? O Brasil é um dos países com maior número de feriados do mundo, mas no dia do seu descobrimento, 22.04.1500 é muito pouco lembrado pela população e principalmente pela mídia.

E os políticos?

Nem eles que costumam lembrar datas importantes para lançarem algo que lhes dê um pouco mais de holofote, se esquecem dessa data.

Só eu?

Será que só eu me preocupo ou me lembro dessa data tão importante para o Brasil ou será que as pessoas em geral tentam esquecê-la e refazer a história da forma que lhes convém?

Leandro Narloch

Narloch trouxe luz onde havia apenas calor. Com o seu best seller, Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, ele mostra com toda a clareza no mundo, como fomos enganados no banco das escolas. Principalmente nas escolas públicas onde estudei minha vida inteira. Não deixem de ler! Basta buscar na internet gratuitamente ou baixar o app.

Nem uma linha

Dei uma busca em todos os jornais possíveis do País e não achei uma linha sequer sobre essa data tão importante. O Itaquerão, em compensação, é manchete. Afinal, a Copa será muito mais importante para a história da nação do que o seu próprio descobrimento.

Ficando no sonho

Queremos ser um grande país, mas somos muito pequenos nas nossas atitudes cívicas e éticas e mesmo assim, achamos que uma TV de plasma na sala é sinal de desenvolvimento. Continuaremos cacarejando grandeza e sendo pobres na vida e no espírito. Parabéns Brasil por sua dimensão, que pena pelo seu povo que não te enaltece.

Por Marcelo Di Giuseppe

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pesquisa Avaaz

Avaaz

Muitas pessoas recebem e-mail do Avaaz, mas não sabem exatamente o que representa essa comunidade.
O Avaaz é uma comunidade que realiza campanhas que busca colocar, através de pesquisas via internet, a voz da sociedade civil para assuntos de políticas globais. Ou seria a tentativa da instalação de uma democracia direta.

Democracia direta

Democracias diretas foram tentadas em vários âmbitos - governamentais e empresariais - sem sucesso. O motivo é bem simples e que a clareza da explicação machuca àqueles que pensam ser mais democratas que todos: A maioria nem sempre tem razão!

Manifestações

Vejam os exemplos das manifestações, onde muitos gritaram para ter mais ação do Estado na vida das pessoas. É isso mesmo que fará o Brasil ser um país melhor ou será que a redução do Estado na vida das pessoas não seria o melhor caminho para um país mais justo? Basta perguntar a Austrália!

Nem sempre

A voz do povo é a voz de Deus, diria o sábio. Respondo tranquilamente com um "nem sempre".
A forma de se obter uma sociedade mais justa já está posta no Brasil - voto direto com representatividade. O que falta porém, é uma maior conscientização de que a vida pública não é privada e que a participação das pessoas - não apenas através de pesquisas via internet - é o caminho correto.

Pesquisa Avaaz

Recebi por e-mail a pesquisa Avaaz para mostrar sobre quais pautas serão focadas sua luta. Em primeiro lugar com 49,51% está "Luta contra a corrupção na política, incluindo a influência por parte de grandes empresas privadas sobre nossos governos". Tentar "amarrar" empresas com corrupção é algo desleal, pois ela só ocorre porque o agente público aceita ou exige que seja assim.

Pedro Abramovay

O grande representante do Brasil do Avaaz é Pedro Abramovay, advogado de boa formação, mas com ligações umbilicais com o governo petista. Ele tem isenção para liderar tal movimento? As pautas colocadas pelo Avaaz brasil seria realmente de interesse da população ou do governo que precisaria do "apoio popular" para passar alguma emenda que não é do interesse de setores que possuem representação, tal como o controle social da mídia.
Se Abramovay fosse totalmente apolítico, partidariamente falando, certamente contaria com meu respeito.

Por Marcelo Di Giuseppe


terça-feira, 15 de abril de 2014

Pesquisas e TV

TV e campanha

Está mais do que provada a força que a TV tem nas eleições. Daí a luta desesperada e muitas vezes desonesta para garantir alguns segundos a mais de exposição. A pergunta fica: Se propaganda eleitoral é algo tão massante e muitas pessoas dizem que não assistem, como ela consegue alterar o jogo político? A explicação é simples e óbvia: as pessoas assistem a propaganda eleitoral!

Eduardo Campos

Após a veiculação da propaganda eleitoral de Eduardo Campos ao lado de Marina Silva, diga-se de passagem, muito bem feita, o Datafolha foi a campo ouvir os eleitores sobre a campanha presidencial.
Apenas Campos teve boas notícias subindo de 10 para 11%, enquanto Dilma caia mais um pouco e Aécio se manteve no mesmo patamar.

Pode melhorar

Campos e Marina terão muita dificuldade para convencer os 72% que desejam mudanças nos rumos do País a acreditar em seus discursos, afinal de contas, sempre foram aliados do PT e estiveram no governo desde sempre. A tática de polpar Lula e bater em Dilma visa ficar de bem com o ex-presidente que continua bem avaliado para boa parcela da população, mas para os eleitores um pouco mais esclarecidos isso não funcionará, pois sabem que tudo de bom e de ruim que acontece no governo Dilma, tem o aval de Lula.
Uma hora ou outra, o descolamento total será necessário, senão, será mais do mesmo!

Aécio e a TV

O PSDB está há alguns dias com inserções de 30 segundos na TV e saberão se o seu discurso está convencendo ou não os eleitores, pois tanto o Vox Populi como o Ibope foram a campo ouvir mais de 2 mil eleitores cada um, objetivando a margem de erro amostral de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo como fez o Datafolha e como é recomendado nesse tipo de estudo.

FHC

O ex-presidente ciente de que está com boa aceitação por boa parcela dos jovens tenta falar olho no olho com essa massa de pessoas que ainda buscam por um líder que fale sua língua. Usa até mesmo a tática de marketing - falar e andar ao mesmo tempo - para colocar para bem longe a imagem de que, apesar de octogenário, está ainda com muita saúde para ajudar o Brasil e o PSDB.

Aécio

As inserções de Aécio são voltadas para mostrar suas obras em Minas Gerais e que elas, muito bem avaliadas, podem ser estendidas para o Brasil. A tática é boa, mas para conquistar votos no Nordeste, onde  Aécio é pouco conhecido e o PT é muito forte, ele precisará ser mais do que popular. Deverá ser, infelizmente, populista!

Nem tudo

Na quinta-feira, dia 17.04.14, o PSDB terá a inserção de 10 minutos de propaganda eleitoral gratuita, mas não saberá medir a sua força, pois os dados coletados já estarão em fase de tabulação dentro dos institutos.
Essa poderá ser uma onda perdida e como surfistas em competições, serão poucas ondas em pouco tempo. Aécio deverá continuar remando em busca do discurso que convença os indecisos.

A TV irá decidir

Apesar de Dilma estar chegando ao patamar crítico de 34% de aprovação de governo (abaixo disso as chances de a oposição ser eleita são grandes!), e ver cada vez mais o desejo de mudança aumentar, entendo que a TV dará a ela chances muito maiores de vitória do que para os seus oponentes. Termino como uma analogia barata, mas real: a esposa (povo) não aguenta mais o marido (governo), mas como ela está acostumada, vivendo há 12 anos do seu lado e como ele terá muito tempo para ficar martelando em seu ouvido de que ele vai mudar, melhorar, ela decide dar mais uma chance...de 4 anos.

Por Marcelo Di Giuseppe





domingo, 13 de abril de 2014

O IBGE não é o IPEA


IPEA

Já publicamos nesse espaço a infeliz divulgação de dados equivocados pelo IPEA sobre a questão da violência contra as mulheres.
Tudo isso suscitou grande discussão nacional deixando para segundo plano questões políticas efervescentes em um momento pré-eleitoral.

Não foi erro!

Afirmei aqui que um instituto com a estrutura financeira e técnica que o IPEA possui, jamais erraria de forma tão banal como a assumida após a ampla potencialização que o assunto tomou.

E os técnicos?

O que chama mais a atenção e de forma negativa, é o silêncio dos técnicos do IPEA que jogaram seus nomes na lama e levaram juntos a credibilidade de todos os institutos de pesquisas do País como se erros e "erros" fossem algo comum.

IBGE

As pessoas não têm a exata noção do tamanho da importância que as informações do IBGE têm para o País, empresas, universidades e principalmente para os institutos de pesquisas como o IBESPE.
É revoltante, portanto, que metodologias, cronogramas, etc., sejam alterados sem nenhum tipo de aviso prévio.

E os técnicos?

Dessa vez, os técnicos foram pra cima! Não aceitaram nenhum tipo de intervenção da área decisória do instituto.
Pediram demissão em massa em defesa do instituto e em devida da lisura das informações repassadas publicamente.
O Brasil agradece!

Por Marcelo Di Giuseppe

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ainda sobre o IPEA

Não foi erro

Um instituto da magnitude do IPEA dificilmente comete erros de maior complexidade. Erros banais como o apresentado com o codinome de "fatalidade", sejamos sinceros, não são cometidos.

Tempo e equipe

Além do mais, o IPEA conta com equipe técnica de qualificação extraordinária, com notório saber e suas pesquisas não têm sobre suas costas o afogadilho imposto por clientes - políticos ou de mercado - para fazer com que todos trabalhem diuturnamente e sob o estresse, possam vir a cometer erros crassos e impensáveis.

O buraco é mais em cima

A imagem do IPEA foi manchada e como sabemos, institutos de pesquisa têm em sua credibilidade o seu maior ativo, devo deduzir que os seus funcionários jamais gostariam de ter sua capacidade ou honestidade colocada sob julgamento, tendo a deduzir que a despreocupação com o correto, não partiu de seus funcionários de carreira. Eles erram porém, pela omissão de aceitarem qualquer tipo de desvio de conduta de seu corpo administrativo.

Politização

Alguns institutos já passaram por isso e hoje são apenas braços de partidos políticos ou do governo da hora. Esquecem-se que o mundo gira e o que fica é a sua boa imagem. Isso é o que faz com que clientes confiem no instituto. Ganhar dinheiro rapidamente ou de maneira escusa, é o caminho mais curto para a falência de um instituto de pesquisa.

Proposta indecente

Quem conhece de perto o mundo da política e suas nuances - tenho repulsa à elas, mas elas existem! - sabe que proposta indecentes sempre ocorrem, para colocar o candidato X na frente ou o Y atrás. Se o instituto aceita esse artifício apenas uma vez, está tudo acabado! Como diria o sábio: "o único que não pode cometer um pecado é o Padre."

Nós contra eles

Nos últimos anos um cheiro ruim paira sobre o Brasil. Se você faz pesquisa para o partido A será automaticamente evitado pelo partido B. Isso é de uma idiotice e pequenez tremenda, pois os institutos sérios não saem por ai leiloando pesquisas e passando informações estratégicas para um ou para outro. Agora, se o cliente quer pagar pouco ou espera de um instituto que fale o que ele quer ouvir, continue contratando os "picaretas" do mercado, que aliás, existem aos montes!


Por Marcelo Di Giuseppe

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pesquisa IBOPE - A cerveja e os Mineiros


Belo Horizonte

Quem conhece Belô sabe que há mais bares do que gente nessa linda cidade. Nada de desmerecedor, aliás, muito pelo contrário! Esse é um grande atrativo cultural e turístico da cidade.

Cerveja

Quem gosta de boteco, gosta de cerveja! Essa é um conclusão até fácil de captar, mas nada como uma boa pesquisa para confirmar: 46% dos mineiros elegeram a cerveja como a bebida preferencial do Estado de Minas Gerais.

Outras bebidas

34% preferiram o refrigerante (dá barriga do mesmo jeito!), 5% sucos de frutas (ai, não há como discutir!) e 5% os destilados (ai já é forte demais da conta!).

E no Brasil?

Essa mesma pesquisa, em todo o Brasil, demonstra que 45% da pessoas preferem a cerveja, 1 ponto percentual abaixo de Minas Gerais.

Cervejas e Mulheres

Muitas medidas restritivas já ocorreram na propaganda brasileira para mostrar os efeitos nefastos entre cerveja e mulher! Percebemos que isso é realmente ridículo, pois nenhum homem bebe uma cerveja gelada achando que de dentro da garrafa sairá um gênio disposto a dar de presente uma belíssima mulher ao cervejeiro.

Por Marcelo Di Giuseppe

Pesquisa IBOPE - Hábitos de leitura dos brasileiros

Mercado editorial

A cada ano que passa o mercado editorial aumenta sua produção de forma assustadora. Muitos lançamentos, claro que boa parte de péssima qualidade, mas não há o que reclamar com relação a variedade dos temas.

Meu livro

O mercado está tão facilitado que qualquer um, com qualquer ideia, pode se transformar em um escritor, usando sites/empresas especializados nessa produção. Sem contar que, pode chegar até a 30% a participação no valor das vendas dos livros, muito acima dos 10% estabelecidos pelas grandes editoras.

Em 2.007

Há 7 anos atrás, em pesquisa realizada pelo IBOPE, foi detectado que os brasileiros liam de forma incompleta 4,7 livros. Aqui já temos uma grande crítica a formulação da pesquisa: porque avaliar a quantidade de livros incompletos lidos por um brasileiro? O que seria a leitura de um livro de forma incompleta? Uma página, um capítulo? Quem lê isso, não leu nada! Essa é a realidade!

Em 2.011

Há 3 anos atrás esse dado, já muito ruim diga-se de passagem, caiu para 4 livros incompletos! O que isso significa? Quanto mais se produz livros, menos as pessoas leem! Nota-se que as pessoas estão em busca de "tirinhas" de informação (entenderam porque escrevo assim no blog?). Leituras densas, com textos rebuscados, temas que devem ser muito discutidos, estão cada vez mais distantes da cabeceira das camas da população brasileira.

2,1 livros

Você sabe o que é ler 2,1 livros por ano? Seria, mais ou menos, ler 1 página por dia! Sabe o que significa isso? Uma população sem instrução, com grandes dificuldades de entendimento de textos e mais do que isso, é a conclusão de que as diferenças sociais não diminuirão tão cedo!

Por Marcelo Di Giuseppe

domingo, 6 de abril de 2014

Pesquisa Datafolha

Dilma cai

Na nova rodada de pesquisas eleitorais para a Presidência da República, os resultados do Datafolha de hoje, corroboram a tendência apresentada pela última pesquisa IBOPE.
Isso é muito importante para o setor de pesquisas de opinião que são frequentemente atacados por aqueles que não vêem os resultados lhe beneficiarem.

A queda

Na pesquisa de fevereiro Dilma tinha 44% de intenção de voto e na pesquisa divulgada hoje, cai para 38%. Mais significativo do que a queda, é a tendência negativa que vem se avolumando com o passar dos meses e em um ano de eleição.

Aécio e Campos

Se Dilma caiu, Aécio se manteve em 16% e Campos subiu de 9% para 10%.
Esse é um outro dado preocupante para Dilma, pois demonstra que há insatisfação com o seu governo e as opções de oposição têm o seu campo mantido.

Cenários

Tanto o Datafolha como o IBOPE apresentam outros cenários, colocando assim, Lula e Marina Silva nos discos de respostas. Acho isso desnecessário, pois não há espaço para uma mudança abrupta até outubro. Marina ficar no lugar de Campos, dono do PSB, já seria um disparate e Lula tomar o lugar de Dilma por medo de perder a reeleição, seria um fato muito triste para a democracia e evidenciaria que o poder é mais importante do que o País.

Nordeste

Dilma tem o seu melhor desempenho no Nordeste, 54%, o que demonstra a força dos programas sociais na hora do voto. Isso é algo de deve ser discutido em algum momento, pois obras como essa não deveriam ter um cenário de compra de votos.
Um ponto preocupante nessa região do país porém, é que Campos um verdadeiro nordestino, não é conhecido ainda além das fronteiras de Pernambuco e certamente, quando a televisão iniciar, terá boas chances de crescimento.

Conhecimento

57% diz conhecer muito bem Dilma e 30% diz conhecer pouco. Isso totaliza 87% que é um dado bom, pois as pessoas só votam em quem conhece, por outro lado é um dado muito ruim, já que evidencia que a atual presidente tem baixíssimo potencial de crescimento. Aécio tem 17% e 23%, somando 40% e Campos 8% e 16%, somando 24%. Percebemos que os dois oposicionistas, com a consolidação da campanha com o início da propaganda eleitoral gratuita, têm muito a crescer e novamente fica claro que o 2º turno é inevitável.

Desconhecimento

Por incrível que pareça, 1% dos entrevistados disseram não conhecer Dilma que todos os dias está nos noticiários. 25% não conhecem Aécio e 42% não conhecem Campos. Novamente aqui um dado que demonstra o grande potencial de crescimento dos oposicionistas.

Rejeição

O percentual daqueles que dizem que não votariam de jeito nenhum nos três pré-candidatos é idênticos, 33%. Aqui cabe uma ressalva: se os oposicionistas não conhecidos pelos eleitores, essa rejeição pode muito bem ser revertida, diferentemente do que ocorre com Dilma.

E?

Como venho afirmando, o 2º turno é fato, mas essa nova rodada de pesquisa ainda dá a Dilma a vitória em outubro. Os programas de TV poderão ainda elevar de 2 a 3 pontos percentuais da sua intenção de voto, já que não faltará dinheiro e tempo para isso.

Por Marcelo Di Giuseppe







quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os americanos e as drogas

Mais tratamento

Pesquisa realizada pelo Pew Research Center dos EUA, revela que os americanos entendem que 67% de usuários de drogas ilegais tais como cocaína e heroína devem receber tratamento médico gratuito do Estado.

Menos prisão

Em contra partida, apenas 26% entendem que usuários dessas drogas devem ser presos e processados.

Republicanos e Democratas

Os Republicanos são mais duros com os usuários de drogas ilegais do que os Democratas e os Independentes, o que parece muito óbvio. Mesmo assim, 51% dos Republicanos entendem que o tratamento seria mais efetivo do que a prisão, o que não era tão óbvio assim!

Tendências

A cada ano que passa aumenta o número de americanos que são mais condescendentes com aqueles que são portadores de algum tipo de droga e não tenham cometido nenhum ato violento. 63% dos entrevistados pensam que os Estados da América que se afastaram de decisões duras contra os portadores estão tomando as melhores decisões.
Em 2.001 o percentual que pensava dessa forma ficou em 50%.

1 a 0 pra maconha

15% dos entrevistados entendem que a maconha é a droga mais prejudicial para a saúde dos usuários. O álcool chega a 69%.
23% dos entrevistados vêm a maconha como a droga mais prejudicial para a sociedade, porém o álcool pontua 63%.
76% dos entrevistados (69% Republicanos e 76% Democratas) acham que as pessoas condenadas com posse de pequenas quantidades de maconha não devem cumprir pena na cadeia.

Em 5 anos

Em 2.009, 41% da população achava que a maconha deveria ser legalizada e 52% pensavam ao contrário. Nesse novo levantamento nacional, 5 anos depois, o resultado se inverteu: 54% a favor, 42% contra.

Apesar de tudo

Boa parte, ou seja, 54% dos americanos entendem que a legalização levaria mais jovens a experimentarem a maconha e com isso poderia elevar o número de viciados. E, caso a maconha seja legalizada, 63% dos entrevistados  se sentiriam incomodados, caso alguém usasse no mesmo ambiente em que eles estivessem.

Por Marcelo Di Giuseppe

A culpa é do alface

Inflação no Brasil?

Há mais de um ano as pessoas reclamam que os preços vêm subindo nas feiras e supermercados.
O maior escândalo foi o tomate, essencial na mesa dos brasileiros que desejam comer bem.
Aqui ainda exite uma defesa, afinal, os preços de legumes e verduras, oscilam de acordo com a temperatura, índice de chuvas e tantas outras intempéries que possam existir. Isso é fato!

O mercado

Outro fato, que muitos tentam não entender, é a relação entre a oferta x demanda. Ocorre que, se nos últimos anos o desemprego está em baixa (ainda!) e os salários aumentaram muito mais do que a inflação, é óbvio que o consumo - a demanda - aumentará. O salário mínimo, por exemplo, era de US$ 72,07 em 2.003 e agora passa dos US$ 300,00!

E os preços?

Para atender tal demanda, precisamos ter maior oferta, mas em um país que a produtividade beira ao ridículo e onde o setor agropecuário é desrespeitado, sobra para o sacaneado de sempre, o consumidor. E aquele filme antigo - a inflação - volta a rondar a casa dos brasileiros.

1964 e Inflação

Tivemos por 21 anos um regime de exceção e 30 de inflação. Enquanto 1964 ainda causa revolta de alguns, a inflação é esquecida. Enquanto jovens que não viveram o acontecimentos de 1964 se fantasiam de protorevolucionários, não têm o mínimo de noção do que é viver baseado em OTN's, etc.

Aconteceu comigo

Um dia fui a feira e lá não estava a banca do meu amigo Japonês que compro há anos e que me conhece tão bem a ponto de me esperar com as verduras pré-embaladas.
O motivo de sua ausência? A falta de chuvas!

Uma semana depois

Na outra semana, lá estava o Japonês e sua ótima banca de verduras, mas sem muita diversificação. O motivo? A alta dos preços! Como ele mesmo disse: Se eu comprar, corro um risco grande de perder tudo!

No Brasil?

Questionei se o problema da alta de preços era ainda a falta de chuvas e, honestamente, ele disse que não! O motivo era a necessidade de aumentar os preços para conseguir arcar com os custos (empresariais e pessoais).

Qual a saída?

De forma sincera, ele me mostrou como estava se defendendo dessa situação: diminuir o tamanho do maço de alface, rúcula, agrião, espinafre, etc, quase pela metade e assim render mais a sua compra no Ceasa!

Isso é roubo?

O mais incrível é que nosso feirante informa aos clientes a forma que os vendedores de verduras estão fazendo para encarar a alta generalizada de preços. Se para alguns, Japonês tem perfil de empresário explorador, para mim, tem todo o meu respeito pela sua honestidade em evidenciar como um empresário sofre em um país que não está preocupado com duas áreas essenciais para uma democracia: a agropecuária e os empresários.

Por Marcelo Di Giuseppe

terça-feira, 1 de abril de 2014

Pesquisa Datafolha

Dia 05 de Abril

No Sábado, 05.04.14, será divulgada pesquisa do Datafolha para a Presidência da República.

Dados técnicos

Serão 2.630 entrevistas durante os dias 02,03 e 04 de Abril em 162 municípios. A margem de erro amostral será de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Vai pegar fogo

A oposição certamente espera por uma oscilação negativa da presidente o que fará o sinal amarelo acender de vez no Palácio do Planalto.

Sou chato

Não tem jeito, vou insistir! O 2º turno é certo, mas a presidente continua favorita para a reeleição.

Por Marcelo Di Giuseppe

Cecília Malan

Falta de respeito

Os comentários desrespeitos feitos sobre a jornalista Cecília Malan chegam próximos ao absurdo!

Esquerda Festiva

Provenientes de jovens cariocas abonados e esquerdistas (esquerda festiva do Brasil), os comentários pejorativos sobre sua capacidade intelectual e elogiosos sobre sua beleza física, é digna de discussão.

Pedro Malan

Cecília, antes de ser uma jornalista com qualidades indiscutíveis, é, orgulhosamente, filha de Pedro Malan.
Como a história no Brasil é apagada por fatos menos importantes, poucas pessoas lembram que o ex-ministro da Fazenda é um dos "culpados" por termos hoje um país com baixa inflação e com uma moeda forte e realmente respeitada.
Esquerdistas que falam muito e estudam pouco, preferem ofender seu pai com adjetivos que na verdade soam como elogios, tais como direitista.
Apenas no Brasil e na América Latina, ser de direita é uma ofensa, um crime! Ser liberal então...

Na tela

Cecília, para a alegria daqueles que desejam ver boas matérias com uma boa jornalista, continuará na tela da TV Globo e para aqueles que desejam apenas ver sua beleza física e dela fazer comentários inescrupulosos, também continuará!

Estupro intelectual

Em dias em que o IPEA ainda surfa sobre as ondas de uma pesquisa sociológica já contestada tecnicamente por mim, traz aqui uma nova luz: Mulheres como Cecília que têm sua imagem maculada por comentários desse nível, também não são vítimas de um certo machismo exacerbado?
Fica a dúvida!

Marcelo Di Giuseppe

Meia Entrada

Lei 12.933/13

Foi sancionada pela Presidência da República nova lei que limita em 40% a venda dos ingressos de eventos esportivos e culturais para portadores da carteirinha de estudantes, alguma deficiência e jovens comprovadamente pobres de 15 a 29 anos. Mesmo assim, tenho certeza que os eventos continuarão com preços absurdos e inacessíveis para a população em geral!

O que era ruim...

A meia entrada foi instituída na década de 30 para promover o acesso de estudantes à eventos culturais, educativos, esportivos, de entretenimento e de lazer conveniados ao programa com a concessão de 50% desconto.

...pode ficar pior.

De acordo com a nova lei, o estudante só terá acesso se for filiado a UNE - União Nacional dos Estudantes, Ubes - União Brasileira de Estudantes Secundaristas e União Nacional de Pós-Graduandos.

O que isso significa? 

Se você é aluno e não concorda com as diretrizes dessas instituições, é contra a politização partidária exercida por elas, o apoio a líderes muito contestados, não importa. Você deve, mesmo que tangencialmente, apoiá-los para ter a tal carteirinha.

Vic Barros

Vic Barros é a atual Presidenta. Sim, ela prefere ser chamada assim! Escreveu um artigo sobre os 50 anos do Golpe Militar sem citar José Serra, presidente da UNE em pleno golpe! Alguma dúvida de sua preferência político-partidária?

As tais concessões

O Brasil a cada dia que passa divide mais a sua população em "turmas". Fulano é da turma A e tem direito a isso, fulano é da turma B e tem direito a aquilo, etc. e todos têm algum tipo de respaldo governamental. E o povo em geral tem direito a o quê?

A sanha

Continua a sanha do Brasil se tornar o "País de Alguns", pois os outros só têm o direito de pagar impostos e reclamar baixinho!

Uma boa pesquisa

Um ótimo estudo - creio que o IBESPE realizará - seria entrevistar os estudantes e saber para que tipo de evento eles usam ou gostariam de usar a carteirinha e seus benefícios. Será que os jovens vão a eventos educativos e culturais ou preferem ir a um show de funk ostentação?

Por Marcelo Di Giuseppe