terça-feira, 28 de julho de 2015

Só temos uma solução: Uma Guerra!

Sim, é isso que você leu!
O Brasil passa por um momento tão complicado politicamente e economicamente que se assemelha muito com países em momentos de pré-guerra.
Claro que devemos guardar as devidas proporções, pois as necessidades e desejos eram bem diferentes de 2015 e, se nos anos 40 ter água potável era um luxo, hoje não ter é uma vergonha!
O povo brasileiro passou por poucos momentos de sofrimento: quase nenhuma inserção em beligerâncias, poucas catástrofes naturais de potencial avassalador o que de certa forma é até estranho para um país tão violento com seus filhos.
Você duvida disso? O que é mais lembrado, o Maracanazo de 1950 ou a enchente de Santa Catarina em 2008?
Temos um problema institucional gravíssimo! Ninguém confia em ninguém! O povo elege o político, mas desconfia de sua capacidade e honestidade; liga o 190 quando está em perigo, mas desconfia da polícia; vai ao médico, mas duvida do medicamento ministrado...
O que fazer para unir um povo de 200 milhões de componentes que se atacam, se matam, se dividem..?
A Copa de 2014 no Brasil (foi no Brasil mesmo?) foi incapaz de fazer com que nos sentíssemos mais brasileiros.
Japão, EUA, Alemanha, entre outras nações que hoje têm ótimos índices educacionais e de vida sofreram com guerras e ressurgiram com a força e união de seus povos.
Só a união das pessoas foi capaz de fazer com que países saíssem de grandes depressões com os anos 30 dos EUA e os anos 40 da Alemanha, por exemplo? Claro que não!
Grandes homens, líderes natos apareceram para guiar povos sonâmbulos que caminhavam pelas ruas sem rumo, sem comida, sem perspectivas, mas com muita honra.
Por falar em sonâmbulos, indico o livro com esse mesmo nome de Chrstopher Clark que traz dados interessantes de como iniciou a 1ª Guerra Mundial, onde o agrupamento de líderes, alguns bem intencionados, a tomar decisões desastrosas e que culminou na guerra mais sangrenta da história (alguma semelhança com nossos 3 poderes?).
Se o Brasil começa a juntar requisitos para começar uma guerra, falta ainda a presença de um líder que faça com que todos pulem no mesmo barco e remem para o mesmo rumo.
Claro que não torço por uma guerra, mesmo porque, já vivemos em um país muito violento, mas tenho muito medo desse vácuo de liderança política que o país passa nesse momento.
A solução para o nosso país seria reduzir ao máximo o tamanho do Estado e deixar com que as coisas, aos poucos irem se ajeitando. Mas quem seria capaz de acabar com o imposto sindical? Quem seria capaz de acabar com o FGTS? INSS? Acabar com a absurda intervenção estatal entre patrão e empregado? Privatizar tudo que não é necessário (Petrobras, Correios, Bancos, etc)? Acabar com essa palhaçada do ramo de atividade A pagar x% de impostos e o B pagar y%?
Sim, muita gente é contra essas atitudes por simples preconceito ou por falta de conhecimento de como funciona outras nações do mundo.
Por isso mesmo acho que o sofrimento traria união e faria com que todos esquecessem do egoísmo de ver sua vida prosperar mesmo que o país esteja em frangalhos.
Apenas um aviso: uma marolinha de liberalismo começa a invadir as praias brasileiras e ainda não apareceu um líder que levante essa bandeira e seja o precursor da única saída capaz de fazer com que o Brasil cresça de verdade.
Alguém se candidata?

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário