segunda-feira, 22 de junho de 2015

Privatização da Petrobrás: Ideologia X Informação

Dois dias após as manifestações de 15 de março de 2015 o Datafolha ouviu 2.842 pessoas no País sobre a opinião acerca da privatização da Petrobrás.
Dos entrevistados, 61% disseram ser contra a privatização; 24% a favor; 5% indiferente e 10% não souberam responder.

Percebendo que a cada dia que passa aumentam as discussões sobre os valores liberais no Brasil, o IBESPE foi a campo na cidade de São Paulo no período de 14 a 18 de junho e ouviu 2.094 pessoas sobre o mesmo assunto, porém com questionário estruturado para entender se a massificação ideológica contra a palavra “privatização” na academia e na imprensa, pode ser revertida com mais informações sobre o assunto.

Ao questionar se os entrevistados eram a favor de acabar com a interferência política na Petrobrás, 72,1% se posicionaram a favor; 20,0% contra e 7,9% não souberam responder.

Dessa forma, notamos que a grande maioria da população deseja que a Petrobrás sobreviva sem a mão visível do Estado seja na escolha de seus executivos, seja na política de preços, investimentos, entre outros. Essa medida só será possível se a maior empresa do país for privatizada de fato.

Porém, ao questionar, diretamente se os entrevistados são a favor da privatização da Petrobrás, 38,2% são a favor; 53,6% contra e 8,3% não souberam responder.

Ao compararmos com o estudo realizado pelo instituto Datafolha em março notamos um aumento daqueles que são a favor da privatização dessa empresa, porém a maioria continua encarando como maléfica essa medida. Se por um lado a maioria continua se posicionando contra, a diferença fica cada vez mais apertada.

No cruzamento entre as duas questões, fica provado que a guerra cultural contra o pensamento liberal no Brasil venceu, mas começa a sentir o bafo quente de uma nova sociedade que deseja menos estado e mais qualidade nos serviços públicos.

CICLOVIAS – O IBESPE aproveitou o mesmo estudo para entender como os paulistanos veem a implantação das ciclovias na cidade.
48,7% são a favor da implantação das ciclovias; 23,3% são a favor, mas não da forma que estão sendo feitas e 26,3% são contra.
Veja a pesquisa completa em: PESQUISA COMPLETA

Por Marcelo Di Giuseppe